terça-feira, 23 de abril de 2024

Caravana Regional CUT-RS em Santa Maria debate preparação do 1 de maio e Marcha a Brasília

 Por: CUT/RS

Na manhã do último sábado (20) sindicalistas da CUT da região centro do Rio Grande do Sul se reuniram em Santa Maria para preparar duas mobilizações importantes no calendário político. Cerca de 30 dirigentes do setor público e privado discutiram a preparação do 1º de maio e os passos necessários para o sucesso da marcha a Brasília no dia 22 do mesmo mês.

A reunião foi precedida pela visita dos dirigentes da CUT/RS, Silvana Piroli e Marcelo Carlini, na greve dos técnicos da UFSM por reajuste salarial e revisão do plano de carreira que já dura mais de 37 dias. Nesta sexta o comando nacional de greve recusou a proposta de reajuste zero em 2024. A CUT/Brasil lançou uma nota de apoio ao movimento

 

WhatsApp Image 2024-04-21 at 1.55.53 PM 600

Em reunião com os cutistas, Silvana falou sobre a importância da regulamentação da convenção 151 da OIT, atualmente em discussão nas três esferas da CUT e também em um grupo de trabalho com o governo e as centrais sindicais. A dirigente reforçou a necessidade de pressionarmos o governo pelas pautas do serviço público e da classe trabalhadora.

Marcelo reforçou a pauta da Marcha e a importância de discutí-la na base dos sindicatos. “É preciso relembrar os efeitos da lei de terceirizações e da reforma trabalhista e previdenciária. É nas ruas que vamos lutar pela possa pauta, cobrar do governo, do congresso e do judiciário. Este último é quem deu validade à reforma trabalhista, pois repetidas vezes o STF validou a retirada de direitos.”

No debate também foi pontuada a necessidade da eleição de prefeitos e vereadores identificados com a pauta dos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário