sexta-feira, 16 de junho de 2023

SUPERINTENDENTE REGIONAL DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E MOVIMENTO SINDICAL REALIZAM REUNIÃO EM SANTA MARIA

 Por: Carmem Regina Pereira - Ascom SINTICAL

 

Retomar a aproximação entre sindicatos e Ministério do Trabalho e Emprego, com o objetivo de fortalecer as entidades e resgatar alguns níveis do trabalho decente. Com esse propósito, ocorreu dia 14 de junho, reunião entre o Superintende Regional do Trabalho, Claudir Nespolo, equipe da Gerência Regional do Trabalho e representantes do movimento sindical. A reunião aconteceu no auditório Cipriano da Rocha, na sede central do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Santa Maria e Região – SINTICAL

Na pauta da reunião, a reconstrução da Comissão Sindical Consultiva, instrumento que funcionou até o governo de Dilma Roussef e as prioridades do Ministério do Trabalho e Emprego, a partir de questões emergenciais e estratégicas, nas atividades de fiscalização, vigilância e justiça no mundo do trabalho. Segundo Nespolo, a reaproximação entre ministério e sindicatos é fundamental para reduzir os danos provocados pelo “vale-tudo” estabelecido pela Reforma Trabalhista, garantir a regulamentação das relações de trabalho de modalidades em expansão, tais como as oriundas dos aplicativos administrados via plataformas digitais, bem como combater a precarização e o trabalho análogo à escravidão, configurado por empresas e patrões individuais. Em nível estratégico, essas questões são dimensionadas pela formação de Comissões Tripartites – ministério, entidades patronais e de trabalhadores – além de um projeto de lei formulado pelo governo federal, de maneira a possibilitar revisão, exclusão ou inclusão de elementos legais para garantir fortalecimento financeiro dos sindicatos e das negociações coletivas.  

Além do superintendente regional Claudir Nespolo, participaram da reunião Sergio Aguiar, da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho- SEGUR, a gerente regional Adriana Aguilhar da Silva e os auditores Cezar Araújo da Rosa, chefe do Setor de Inspeção das Relações de Trabalho e Homero Tarrago Neto, chefe das Relações de Trabalho. Segundo o presidente do SINTICAL e coordenador da CUT Regional Centro, Valdemir Corrêa, a reunião foi muito produtiva para esclarecer dúvidas sobre demandas pontuais e retomar ações estratégicas conjuntas, as quais devem ser formuladas a partir da eleição Comissão Sindical Consultiva Regional, prevista para acontecer dia 23 de junho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário