quarta-feira, 5 de julho de 2023

Encontros de formação da CUT-RS debatem comunicação sindical e combate ao assédio

 Por: CUT/RS

Formação regional-1 (2)

Dois importantes encontros de formação foram promovidos pela CUT-RS na regional Vale do Taquari e Rio Pardo, na última sexta-feira, dia 30 de junho, em Venâncio Aires, e na regional Centro, no sábado, dia 1º de julho, em Santa Maria, com a participação de dirigentes de vários sindicatos do interior gaúcho.

Nos debates, dois grandes temas dominaram as discussões. O primeiro foi o assédio moral e sexual, resultado do aumento do autoritarismo nas relações de trabalho.

“O sindicato é um poderoso instrumento de luta da classe trabalhadora e tem um papel fundamental no combate ao assédio nos locais de trabalho. Ainda que o assédio não seja apenas contra as mulheres, elas são a maioria esmagadora do alvo desse tipo de violência e opressão”, afirma a secretária de Formação da CUT-RS, Maria Helena Oliveira,

O segundo tema foi a necessidade de um programa de formação para fortalecer a comunicação sindical. Os dirigentes sindicais estão interessados em melhorar a comunicação com a base e elevar a consciência de classe dos trabalhadores e das trabalhadoras.

“Para fazer comunicação e avançar na consciência de classe, é preciso formar a categoria, seja através dos boletins dos sindicatos, seja por meio das redes sociais e nos contatos diários nos locais de trabalho”, apontou a dirigente da CUT-RS.

Formação regional (2)
Encontro de Formação em Venâncio Aires.

Os encontros contaram com uma grande presença de mulheres, praticamente 50% da participação era feminina e dirigentes sindicais que ingressaram recentemente nos sindicatos.

“Muita gente nova está procurando a formação para aperfeiçoar a sua atuação nos locais de trabalho e isso é muito positivo e qualifica a ação sindical”, destacou Maria Helena.

Os dois encontros realizados fazem parte do Programa de Formação de 2023 da Secretaria de Formação da CUT-RS, que já organizou encontros semelhantes nas regionais Serra, em Bento Gonçalves, Vale dos Sinos, em Novo Hamburgo, e Sul e Litoral Sul, em Pelotas.

O facilitador dos encontros foi o assessor da Executiva da CUT-RS, João Marcelo dos Santos, que tem contribuído muito na construção e desenvolvimento dos programas de Formação.


Foto de abertura: Encontro de Formação em Santa Maria.

 

Fonte: CUT-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário