sexta-feira, 1 de setembro de 2023

TRABALHO. Sindicato da Alimentação festeja o ano com recuperação salarial para a categoria em SM

Por Carmen R. A. Pereira (Com foto de Reprodução) / Do SINTICAL

“Um ano com recuperação salarial e vários avanços para os diferentes setores da categoria”. Assim, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Santa Maria e Região – SINTICAL, Valdemir Corrêa, resume os resultados das negociações coletivas, referentes aos setores com data-base em março – Coca-Cola Femsa e junho – Carnes, Frigorífico Silva e Alimentação Geral.

Com exceção do setor Cooperativas, que ainda está com negociações em aberto, todos os outros setores da base do Sindicato já firmaram acordo coletivo ou convenção coletiva do trabalho, garantindo ganho real e pisos salariais estabelecidos entre R$1.1772,00 e R$1.910,00, conforme o setor. Além disso, também foram mantidas conquistas como auxílio-escolar, quinquênio, adicional noturno, entre outras. As diferenças salarias retroativas a junho/23 serão pagas na folha de agosto/23.

Na avaliação de Corrêa, esse foi um ano de recuperação no processo de negociações em relação aos últimos três anos, ainda que o sindicato tenha evitado perdas no período pandêmico. “Durante a pandemia não tivemos ganhos, mas não tivemos perdas e mantivemos conquistas; agora é diferente, conseguimos ganho real e garantimos novas cláusulas econômicas, sociais e sindicais” salienta o presidente do sindicato.

Exemplos desses avanços estão no setor Coca-Cola Femsa, através do Programa de Participação nos Resultados, com valor mínimo fixo e variável estabelecido por metas, além da manutenção de cláusula de proteção às trabalhadoras vítimas de violência. Ainda neste setor, a obtenção de quatro dias por ano destinado à sindicalização da categoria.

Outros exemplos estão no Frigorífico Silva, com a garantia de uma cesta básica mensal, em produtos, assegurando o poder aquisitivo do benefício. Também no Frigorífico Silva e em todas as empresas que fazem parte da Alimentação Geral, a liberação dos trabalhadores(as) para participarem da Olimpíada da Alimentação, sem prejuízo salarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário